Memória Fotográfica de Aiuruoca do Século XIX e XX

 
O Museu Municipal Dr. Júlio Arantes Sanderson de Queiroz possui um inédito acervo fotográfico que narram o cotidiano, as celebrações, festas e momentos socioculturais do município de Aiuruoca do final do século XIX e início do século XX. Estas fotografias fizeram parte da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural 2011.
 Nesta seção, fotos inéditas da Sagração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca, ocorrida no ano de 1954.



Chegada do Bispo para a sagração da Igreja Matriz 

 Início da Sagração da Igreja Matriz

 Início da Sagração do interior da Igreja Matriz

Sagração da porta da Igreja Matriz

Sagração das paredes da Igreja Matriz


Início da Sagração do Altar-mor

 Incensação do Altar-mor
O queimar incenso ou a incensação exprime reverência e oração, como vem significado na Sagrada Escritura (cf. Salmo 140, 2; Ap 8,3)

Colocação da Pedra d'ara.
No centro do altar há uma pequena cavidade, onde se coloca uma pedra, comumente de mármore, denominada  Pedra d'ara, que encerra dentro de si  relíquias de santos mártires,  recordando o costume primitivo cristão  de celebrar o Santo Sacrifício sobre o túmulo dos mártires e  suas preciosas relíquias. Durante a Missa, o cálice e  a  Hóstia devem pousar sobre a pedra d'ara. 

Orações antes da Missa, a diraita vê-se o Bispo sentado e sobre ele, o Baldquino

Primeira missa celebrada no Altar-mor da Igreja Matriz - Missa celebrada "Ad Orientem", na forma ordinária e em vernáculo

Elevação da Hóstia - Missa celebrada "Ad Orientem", na forma ordinária e em vernáculo